Hilma Hooker é um naufrágio localizado na parte sudoeste da Ilha de Bonaire, destino caribenho conhecido como “o paraíso dos mergulhadores” e o acesso é feito por praia como a maior parte dos mergulhos de Bonaire.
O navio de aproximadamente 80 metros, repousa sobre seu lado boreste, entre duas formações de recife coralíneo. Aos 8 metros já é possível observar o naufrágio que apresenta profundidade média de 30 metros podendo atingir 40 metros junto ao fundo de areia onde está o mastro principal. As condições de água são geralmente excepcionais ultrapassando os 30 metros de visibilidade.
O navio naufragado em 1984 encontra-se em perfeito estado sendo possível percorrer toda a sua circunferência bem como explorar partes de seu interior. Na popa, o hélice encontra-se exposto e em ótimo estado permitindo lindas imagens Grande Angulares. No topo do mastro o busto de uma imagem de santa, já encoberta pela vida marinha, permanece intrigando os mergulhadores.
Além das duas formações de corais, que envolvem o navio, e uma formosa cobertura de esponjas, habitualmente se avistam cardumes de sargentinhos (Abudefduf sp.), pequenos bodiões (Sparisoma sp.), alguns tarpões (Megalops atlanticus), barracudas (Sphyraena barracuda).
História: O Hilma Hooker é um navio holandês construído em 1951. Já no Caribe, em 1984, apresentou problemas no motor sendo rebocado para o porto de Kralendijk, em Bonaire. Sob suspeita, foi inspecionado e foram encontrados em seu interior 11.000 kg de maconha! Apresentando sérias avarias, e não tendo sido sua posse reclamada, o Hilma Hooker foi afundado em 12 de setembro do mesmo ano.
Dica: Considerado um dos principais pontos de mergulho da ilha, é um local bastante procurado. Para aproveitar melhor o mergulho, vale a pena chegar bem cedinho.
O vídeo a seguir dá uma boa ideia do que é possível encontrar no Hilma.
Para saber mais: Reef Windows: Opening Bonaire Dive Sites. Capitain Don. 256 p.